Geração de energia renovável deve bater recorde global em 2022


A turbulência internacional não deve prejudicar a expansão da capacidade de geração elétrica eólica e solar ao redor do mundo em 2022. De acordo com a Agência Internacional de Energia (IEA), espera-se um aumento de 310 GW na capacidade global dessas fontes renováveis até o final do ano, acima dos 295 GW observados no ano passado. Puxada especialmente por China e Europa, a energia solar fotovoltaica deve representar 60% da capacidade nova instalada, seguida pelas eólica e hidrelétrica.

Para a IEA, os episódios dramáticos dos últimos meses, em especial a guerra na Ucrânia e a alta dos combustíveis fósseis, estão impulsionando os governos para aumentar rapidamente suas alternativas de energia doméstica, de forma a garantir a segurança energética dos países. Isso pode ser ainda mais evidente no caso europeu, com o mercado sob pressão política para diminuir o consumo de petróleo e gás da Rússia.

“Os desenvolvimentos do mercado de energia nos últimos meses, especialmente na Europa, provaram mais uma vez o papel essencial das energias renováveis na melhoria da segurança energética, além de sua eficácia bem estabelecida na redução de emissões”, comentou Fatih Birol, diretor-executivo da IEA. “Reduzir a burocracia, acelerar as permissões e fornecer os incentivos certos para uma implantação mais rápida de projetos energéticos renováveis são algumas das ações mais importantes que os governos podem tomar para enfrentar os desafios atuais de segurança energética e mercado, mantendo viva a possibilidade de alcançar nossas metas climáticas internacionais”.

Mas nem tudo é positivo. Os números dos Estados Unidos até agora estão bem aquém daqueles projetados no começo do ano, um reflexo da instabilidade econômica e de problemas políticos associados à importação de equipamentos fotovoltaicos da China. Outro problema está nas projeções para 2023: se não houver incentivos adicionais dos governos, o crescimento da capacidade de geração renovável no ano que vem pode ser mais baixo. “Na ausência de políticas mais fortes, a quantidade de capacidade de energia renovável adicionada em todo o mundo deve se estabilizar em 2023, já que o progresso contínuo da energia solar é compensado por um declínio de 40% na expansão da energia hidrelétrica e poucas adições na geração eólica”, concluiu a IEA.

Reuters repercutiu essa notícia.

12 mai 2022


Por Clima Info