Tudo que você precisa saber sobre baterias


Na hora de comprar uma bateria, é fundamental ter conhecimento sobre o seu funcionamento e seus requerimentos para garantir que ela atende as suas necessidades. Quanto mais souber, menos problemas terão e maior desempenho alcançará. Portanto, esse artigo busca trazer essas informações de modo clara, simples e objetivo, para ajuda-lo na hora da compra, garantindo maior aproveitamento da bateria.

INTRODUÇÃO

A bateria chumbo-ácido é a mais comum e é constituída por placas, chumbo e óxido de chumbo (outros elementos são utilizados para alterar a densidade, dureza, porosidade, etc.). Dentro, encontra-se uma solução denominada eletrólito, constituído por 35% de ácido sulfúrico e 65% água, o qual, quando energizado, causa uma reação química que produz elétrons.

O funcionamento da bateria pode ser testado com um densímetro, o qual mede a quantidade de ácido sulfúrico no eletrólito. Uma leitura baixa significa que há pouco ácido e que a reação química não está produzindo elétrons o suficiente, o que significa que ela está descarregada e não está fornecendo energia. Então, para onde foi o ácido sulfúrico? Ela acaba sendo contida nas placas da bateria e quando essa é recarregada, o ácido retorna ao eletrólito.

SEGURANÇA

Ao trabalhar com baterias, segurança é fundamental. Primeiramente, é importante remover qualquer tipo de joia ou relógio, os quais podem derreter e provocar acidentes. O gás hidrogênio produzido pelas baterias enquanto são carregadas é extremamente explosivo. Há casos em que elas explodem, espalhando o ácido sulfúrico contido dentro delas. Portanto, use sempre óculos de segurança e artigos de roupa de poliéster, o qual não é afetado pelo ácido sulfúrico.  Quando for trabalhar com veículos é melhor desconectar o cabo terra.

TIPOS DE BATERIAS

Basicamente, há dois tipos de baterias de ácido-chumbo (com 3 subcategorias) : os de Arranque/ SLI (starting lights ignition)  e os de Ciclo Profundo ou Estacionaria. O SLI geralmente é usado nos automóveis. Ela foi feita para fornecer pequenas explosões de energia, importante no arranque. Por isso, possuem mais placas, essas que são mais finas e que são feitas com um material diferente.

As baterias de ciclo profundo têm menos energia para arranque, mas fornecem energia por mais tempo. Elas possuem placas mais grossas e conseguem sobreviver vários ciclos de descarga. Por isso, baterias SLI não devem ser usadas para aplicações de ciclo profundo, pois suas placas mais finas irão sofrer deformações.

Há ainda, outras três variações das baterias ácido-chumbo: fluidas ou “Wet Cell”, Gel ou Selada e o AGM (Absorbent glass Mat-fibra de vidro absorvente,).

As fluidas ou “Wet Cell” podem ser encontradas de dois jeitos: com e sem manutenção. Ambos possuem o eletrólito e são mais comuns e baratos (se comparada ao AGM e Gel), porém menos seguros.

As baterias seladas ou de gel e a AGM são mais caras, porém armazenam bem e possuem uma longevidade maior, não degradando tão facilmente como as fluidas. Elas também são mais seguras.

AGM: A fibra de vidro absorvente que constitui essa bateria permite que o eletrólito seja localizado próximo à matéria ativa nas placas. Teoricamente, isso potencializa a eficiência da descarga e recarga. Aplicações comuns dessas baterias são nos “powersports”, nos motores de desempenho alto, ciclo profundo, uso em sistemas fotovoltaicos e para armazenamento.

Gel ou selada: Essa bateria é similar ao AGM, pois o eletrólito encontra-se próximo à placa. Seu diferencial é que a AGM ainda é considerado uma bateria fluida enquanto o eletrólito do Gel possui um aditivo de sílica o que faz com ela endurece. A voltagem de recarga é menor que os outros tipos de baterias de ácido-chumbo, o que faz com que ela seja a mais sensível com relação a sobrecargas. São melhores nas aplicações de ciclo profundo e duram mais em locais quentes.  Se o carregador incorreto for utilizado, seu desempenho será prejudicado.

NORMAS – CAPACIDADE/SAÍDA

Na hora de escolher uma bateria, é preciso ver qual atende suas necessidades da melhor forma. Isso pode ser feito através de critérios e medidas que a maior parte das empresas usam para indicar a potência e capacidade da bateria.

CCA (Cold cranking amps- corrente de arranque a frio): indica a corrente máxima que a bateria pode fornecer na partida, na temperatura de -18°C (0°F). Quanto maior o CCA, melhor é o desempenho da bateria. Esse valor é mais importante para as baterias de arranque do que para os de ciclo profundo.

CA (Corrente de arranque- cranking amps): mede a corrente da bateria à temperatura de 25°C. É diferente da CCA.

RC (Reserva de Capacidade- Reserved Capacity): são os minutos que uma bateria plenamente carregada, numa temperatura de 25°C e a 25 ampères, demora em descarregar, até que a voltagem dela chega a ser menor que 10.5 V.

Ah (Ampère/hora): é a medida, conferida em laboratório, da capacidade de armazenamento elétrico que a bateria é capaz de proporcionar. É um valor que indica a quantidade de carga transferida por uma corrente de 1 ampére durante uma hora e é encontrada mais nas baterias de ciclo profundo.

MANUTENÇÃO

Para maior aproveitamento e rendimento da bateria, a manutenção dessa é de fundamental importância. Segue alguns procedimentos para realizar a limpeza:

- A bateria deve ser limpa com uma solução de bicarbonato de sódio e água: algumas colheres de sopa para 500ml.

- Conexões dos cabos precisam ser limpas e apertadas.

 - O nível do fluido de uma bateria com manutenção precisa ser checado. Use apenas água destilada, já que ela não possui impuridades e, portanto, não contaminará as células. Não enche demais as células das baterias, principalmente em tempos mais quentes, pois a expansão natural do fluido em ambientes quentes pode empurrar o eletrólito em excesso para fora da bateria.

TESTANDO A BATERIA

É possível testar baterias de várias formas. O modo mais precisa é a medição da densidade (feito com o densímetro) e da tensão da bateria (feito com voltímetro).

Para qualquer um dos métodos é preciso carregar totalmente a bateria e depois tirar um pouco da densidade de carga superficial (descarregando-a por alguns minutos). Se ela já estiver parada por algumas horas, pode iniciar o teste.

 

Estado de carga

Densidade

Tensão

 

 

12V

6V

100%

1.265

12.7

6.3

75%

1.225

12.4

6.2

50%

1.190

12.2

6.1

25%

1.155

12.0

6.0

Descarregado

1.120

11.9

6.0

 

Os resultados do teste devem ser os seguintes:

- Leitura do densímetro não deve variar mais de 0.5 entre as células.

- O voltímetro digital deve ler os valores mostrados na tabela acima. A leitura das baterias AGM e de Gel terão uma tensão maior (cerca de 12.8 a 12.9 V). Uma leitura de 10.5V indica que há uma célula em curto-circuito.

Quando em dúvida sobre o teste, entre em contato com o fabricante da bateria.

SELECIONANDO BATERIAS

Ao comprar uma bateria nova, há uma série de fatores que devem ser analisados. Primeiramente, é preciso escolher uma bateria com a maior capacidade de armazenamento ou valor AH possível. Dependendo do ambiente, deve-se considerar também qual tipo de bateria seria ideal. Por exemplo, se o clima for mais rigoroso ou se a bateria não for passar por manutenção regularmente, deve-se considerar as baterias Gel ou AGM ao invés do “Wet Cell”. Além disso, presta atenção no tamanho, no tipo de terminal e na conexão dos cabos e na função que ela realizará (baterias de ciclo profundo e arranque são diferentes).

Deve-se atentar também à data de manufatura da bateria. Quanto mais tempo ela fica parada sem ser carregado, maior o acúmulo de enxofre nas placas, causando um estrago maior. As maiores partes das baterias possuem uma data de manufatura. O mês é indicado por uma letra, sendo que janeiro é “A”, fevereiro “B”. etc. O ano é indicado pelos dois dígitos finais do ano. Por exemplo, 2016 seria “16”. Então, F16 indicaria que a bateria foi fabricada em julho de 2016. (OBS: a letra “i” não é utilizada, pois pode ser confundida com o número 1.)

As garantias são determinadas pelo manufaturador.

TEMPO DE VIDA E DESEMPENHO           

O tempo de vida das baterias tem diminuído de acordo com o aumento da demanda energética.  Apenas 30% das baterias hoje em dia chegam a 4 anos de uso. A perda de cerca de 80% das baterias é ocasionado por sulfatação. Tal fenômeno ocorre nos períodos de descarga quando forma-se sulfato de chumbo, o qual se adere às placas da bateria, afetando seu desempenho. Esse efeito ocorre mais rapidamente se a bateria for descarregada totalmente. Algumas causas são:

- Muito tempo entre os períodos de carregar as baterias. Podem ser 24 horas em temperaturas quentes e alguns dias em locais mais frios

- Bateria é guardada sem entrada de energia.

- Usar uma bateria de arranque como uma de ciclo profundo.

- Temperaturas maiores que 38°C aumentam a descarga interna.  Uma bateria nova totalmente carregada deixado numa temperatura a 43°C por 24 horas durante 30 dias não funcionará.

- Nível baixo do eletrólito- placas das baterias expostas ao ar sofrerão sulfatação imediatamente.

- Níveis e configurações erradas ao carregar a bateria.

- Temperaturas muito frias também prejudicam o desempenho. 

O processo para reverter esse fenômeno é a dessulfatação. O procedimento requer óculos de segurança, luvas de borracha, chave para abertura da bateria e água destilada. Primeiro, coloque os óculos e as luvas e use a chave para soltar as tampas da bateria. Remova-os e coloque-as em cima da caixa da bateria. Em seguida, verifique se o eletrólito de cada célula da bateria está no nível certo. Caso não estiver, derrama água destilada até atingir a linha de abastecimento. Após isso, recoloque e apere s tampas da bateria. Agora, conecte o cabo do carregador ao terminal negativo da bateria e o vermelho ao positivo. Depois, conecte o carregador por gotejamento a uma tomada e permita que ele carregue a bateria por pelo menos 2 horas.

Drenagem Parasita: Ocorre quando dispositivos elétricos operam, utilizam energia mesmo o motor estando desligado. Se você está sempre tendo problemas de baterias mortas, é provável que haja tendo muito drenagem parasita o que pode encurtar a vida útil da bateria.

MARCAS DE BATERIA

- Freedom/Centrium

- Moura

- Bosch

- Tudor

- Get Power

- Unipower

- Duran 

- Cral 

- Stroke

Os preços das baterias variam de acordo com seu tamanho e potência. Você pode econtrar baterias na faixa de R$ 250 até R$1300.

BATERIAS DE 6V E 12

No mercado, encontra-se baterias de 6V e de 12V, mas qual a diferença entre elas? Uma diferença marcante é o tamanho e o uso. As baterias 6V possuem corrente menor que as de 12V, portanto são designadas para uso em equipamentos de menor necessidade energética. As baterias de 12V podem ser usados em veículos grandes por exemplo, já que necessitam mais energia. 

As 6V também são mais leves e mais fáceis de manusear que as de 12V, fator determinante na hora da compra.

As baterias também podem ser colocadas em série, aumentando a sua capaicdade de fornecimento e sua tensão. Por exemplo, uma série de bateris de 6V pode fornecer uma voltagem de 12V.

CARREGANDO BATERIAS

É fundamental recarregar a bateria após seu uso se não ela pode sofrer a sulfatação, afetando sua eficiência e longevidade. O alternador é um carregador de baterias e ela funciona bem se a bateria não foi totalmente descarregada, pois ela tende a sobrecarregar baterias que estão nessa situação o que os danifica.

SEMPRE:

- Pense na segurança

- Leia todo o manual

- Faz a inspeção e manutenção regularmente, principalmente em climas mais quentes

- Recarregue a bateria imediatamente após descarga

- Compre a bateria com a maior capacidade de reserva RC ou AH bateria que atenderá suas configurações

NUNCA:

- adicione um novo eletrólito (ácido)

- deixe de recarregar a bateria

-use carregadores desregulados de alto rendimento para carregar as baterias

- desconecte os cabos da bateria enquanto ela está fornecendo energia.

- adicione água de torneira, pois ela pode conter minérios que podem contaminar o eletrólito.

- deixe a bateria ficar quente enquanto esta carregando

- misture tamanho e tipos de baterias

Veja mais em:

Escolha e dimensionamento de baterias em sistemas fotovoltaicos offgrid

Visite nossa loja:

 

 

 

 

 

 

 

16 nov 2016


Por Amy Maitland