Energia Solar está mais barata que a energia eólica


Pela primeira vez, a energia solar está se tornando a forma mais barata de gerar energia. Hoje, a energia solar não subsidiada está começando a ser mais competitiva do que a do carvão e o  gás natural em escala maior e novos projetos de energia solar estão custando menos que os projetos eólicos  segundo os dados da Bloomberg.

Era esperado que a energia solar ficasse mais barato, mas não de forma tão rápido. Segundo Ethan Zindler, diretor de análise de políticas dos EUA na BNE, os investimentos em energia solar passaram do nada para muito em apenas cinco anos.

2016, em termos de energia solar, foi notável devido aos leilões em que empresas privadas concorreram por contratos enormes de fornecimento de eletricidade bateram recorde atrás do outro de energia solar barata. Há esses contratos novos e outros que serão fechadas no final do ano. Quando todas as finalizações de 2016 forem contabilizadas nos próximos meses, é provável que a quantidade total de energia solar fotovoltaica adicionada globalmente supere o total de energia eólica pela primeira vez.

No ramo das energias renováveis, os mercados emergentes assumiram a liderança nos investimentos, superando os 35 países-membros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento  Econômico (OCDE), investindo um total de US$ 143,1 bilhões em 2015 contra US$ 53,7 bilhões desses países mais ricos, segundo a BNEF. Isso ocorre pois as taxas de crescimento de implementação de energia limpa são mais altas nos mercados emergente. Por isso, é provável que continuem sendo lideres nesse segmento por tempo indeterminado, especialmente após vários terem estabelecidos metas de energia limpa.

16 dez 2016