CONSUMO x GERAÇÃO

Uma dúvida que temos recebido frequentemente é relacionada ao consumo real da Unidade Consumidora (UC) com o Sistema Fotovoltaico, e quanto ele está gerando de energia, uma vez que os dados indicados na Conta de Energia não conseguem apurar estes dados com clareza.

Para isso vamos pegar como exemplo a Conta de Energia da CPFL, conforme abaixo:

Dando um zoom na parte indicada em amarelo, entitulada: EQUIPAMENTOS DE MEDIÇÃO / DATAS DE LEITURA:

 

Conseguimos visualiar os dados da leitura realizada no dia 13/12/2022, indicada como Ativa (17488) e a energia Injetada (19445), o primeiro refere-se ao consumo da UC, e o segundo a energia que foi para a rede da concessionária. Considerando os dados da leitura anterior, realizada no dia 10/11/2022, subtraimos as leituras realizadas e desta forma obtemos os dados de Consumo (516) e Injeção (615) relativos ao período da Conta de DEZ/2022.

Infelizmente muitas pessoas tomam esses dados como referência ao seu consumo e a sua geração de energia, no entanto esquecem que durante o dia parte de sua geração está sendo consumida pela casa, o que chamamos de auto-consumo, ou simultaneidade, e desta forma apenas o excedente desta produção passa pelo medidor bidirecional da concessionária, e fica registrada como "Injetada". 

Desta forma, para apurar com maior precisão, desenvolvemos a PLANILHA DE CONSUMO E GERAÇÃO FOTOVOLTAICA para identificar este auto-consumo e consolidar realmente todos os dados.

 

Basta clicar no nome da PLANILHA, efetuar o download e iniciar o seu preenchimento. Para facilitar deixamos os campos em amarelo para preenchimento, e começamos colocando o mês anterior a conta logo na primeira célula (C4). No nosso caso a conta de energia é de DEZ/2022, então colocamos a data do mês de novembro, colocando 1/11/2022. Vale ressaltar que este campo deve ser preenchido com o dia/mês/ano, para que as formulas funcionem. Feito este preenchimento, os meses seguintes serão atualizados automaticamente.

Na sequência efetuamos o preenchimento dos dados da leitura:

 

Aqui na parte de baixo da planilha começamos preenchendo o dia da leitura do mês anterior (10/11/2022), não esquecer de preencher no formado dia/mes/ano, e logo abaixo inserir os dados da medição, 16.972 para Ativa e 18.830 para Injetada. Na sequência inserir os dados da medição da conta atual (DEZ/2022) na coluna E, inserindo o dia da medição (13/12/2022) e 17.488 para Ativa e 19.445 para Injetada, ao finalizar conseguimos apurar o mesmo resultado apontado na Conta de Energia.

Reparem que ao colocar as datas de medição, no nosso caso 10/nov e 13/dez, a planilha atualiza automaticamente as datas para preenchimento da geração do mês de dezembro, iniciando o preenchimento no dia 10/dez até o dia 12/dez, apagando o restante das datas posteriores pra evitar duplicidade de dados.

Agora o próximo passo é abrir o aplicativo de monitoramento e pegar os dados de geração a partir do dia 10/11/2022 até o dia 12/11/2022, e inserir um a um: 

 

Com os dados já inseridos conseguimos ter exatamente as informações da geração do perído da conta, como no nosso caso a leitura é realizada sempre próxima do dia 10, não bate exatamente com o mês cheio que aparecem na maioria dos monitoramentos dos sistemas. Vejam que aqui foi gerado 962,97kwh/mês no periodo da conta, e com isso registrou-se um auto-consumo de 347,97kwh/mês. Este valor é calculado do total da Geração Fotovoltaica  962,97 menos a injeção de 615, e chegamos no resultado de 347,97.

Considerando que essa energia foi consumida, e até então não era registrada, o consumo real é o valor considerado na conta de 516 mais esse auto-consumo de 347,97 resultando em 864kW.

Desta forma aquilo que aparece na conta como energia consumida (Ativa) foi na realidade 864kWh/mês ao invés de 516kWh/mês, e aquilo que foi gerado pelo sistema fotovoltaico que é confundido como 615kWh/mês (Injetada) seria 962,97kWh/mês.

Vale ressaltar que os valores referentes a geração e consumo presentes na planilha tem como referência a unidade de medida do KWH, tendo em vista que a tarifa varia de acordo com a concessionária e ligação local.

Outra informação que vocês podem identificar também na planilha é esta aba de Gráficos:

Aqui estão consolidadas as informações do Consumo da Conta, o Consumo Mensal Total e a Geração Fotovoltaica Total. Para melhor visualização e exemplificação prenchemos todos os dados referentes a medição e geração, preenchendo dos meses de jan/22 a dez/22:

Reparem no Consumo registrado na conta em laranja, sempre abaixo, e o Consumo Mensal Total já acrescido do auto-consumo em cinza, e em amarelo a Geração Fotovoltaica Total. Pelo gráfico de COMPARATIVO podemos evidenciar que o Sistema Fotovoltaico está bem dimensionado para este usuário, pois a Geração (amarela) está acompanhando bem o Consumo Total (cinza).

 

Esperamos que façam bastante uso da planilha, e qualquer dúvida ou sugestões, fiquem a vontade para entrar em contato.

Clique aqui para fazer o download da Planilha:

E caso queira ver nosso video no Youtube, é só clicar na imagem abaixo: