Toyota tenciona construir Rover Lunar


A Toyota e a Agência de Exploração Aeroespacial do Japão (JAXA), irão em parceria criar um rover tripulado e pressurizado que seja adequado para a mobilidade na Lua.

Como já havíamos mencionado aqui no Maistecnologia, um dos grandes desafios para este tipo de projetos, é o consumo de energia. A Toyota divulgou o rover com um painel solar expansível para poder recarregar energia solar mas também menciona que as tecnologias do veículo tem células de combustível.

O uso de células de combustível eficientes que permitiria ao rover andar mais de 10.000 Km através da superfície lunar, e são uma forma limpa de geração de energia que emitem apenas água.

A tecnologia da célula de combustível também está bem presente na ambição da Toyota de alcançar tecnologias sustentáveis ​​para veículos baseados na Terra: “A Toyota acredita que alcançar uma sociedade sustentável de mobilidade na Terra envolverá a coexistência e o uso generalizado de veículos eletrificados, como veículos híbridos. – em veículos híbridos, veículos elétricos e veículos com célula de combustível ”, disse o vice-presidente executivo da Toyota, Shigeki Terashi, num comunicado.  “Para eletrificação, as baterias de célula de combustível representam uma tecnologia indispensável.”

Outro grande desafio é o ambiente lunar inóspito, como o vice-presidente da JAXA, Koichi Wakata, comentou na mesma declaração: “A gravidade lunar é um sexto da da Terra. Enquanto isso, a lua tem um terreno complexo com crateras, falésias e colinas. Além disso, está exposto a condições de radiação e temperatura muito mais severas do que as da Terra, bem como um ambiente de vácuo ultra-alto. Para uma exploração humana abrangente da Lua, uma sonda pressurizada que pode viajar mais de 10.000 km em tais ambientes é uma necessidade ”.

As especificações que já conhecem do rover da Toyota é que terá 6 metros de comprimento e 5,2 metros de largura. O espaço interno terá 13 metros quadrados, espaço suficiente para acomodar duas pessoas confortavelmente ou num caso de urgência até 4 pessoas. O objetivo da Toyota é lançar o seu rover na lua em 2029.

Foto: Reprodução/Mais Tecnologia

18 mar 2019


Por Sandra Pacheco