Usina Solares em Chernobyl: o projeto de empresas chinesas para 2017


Após a explosão do reator nuclear em Chernobyl no ano de 1986, a área a sua volta foi abandonada e se tornou um local de acesso proibido. 30 anos depois do desastre nuclear, Chernobyl continua contaminada com radiação. Ainda assim, duas empresas chinesas querem aproveitar a zona isolada para a construção de usinas solares.

A empresa GCL System Integration Technology, disse que vai cooperar com a China National Complete Engineering Corp (CCEC) para a construção da usina solar na Ucrânia, prevista para iniciar no ano que vem.

Segundo Shu Hua, presidente do Conselho da GCL-SI, a construção da usina de 1gigawatt trará benfícios econômicos e sociais já que pretendem renovar uma área danificada com energia limpra e renovável. A construção também é um meio da empresa ganhar maior presença internacional.  

Uma subsidiária da estatal chinesa China National Machinery Industry Corp, a CECC ficará responsável pelo projeto, enquanto a GCL-SI vai fornecer e instalar os equipamentos solares. Os custos do empreendimento não foram revelados. 

Líder na geração solar no mundo, com 43 gigawatts de capacidade ao final do ano passado, China também é o maior produtor de equipamentos solares, responsável por 73% dos componentes do setor no ano de 2015. 

Leia mais: http://extra.globo.com/noticias/economia/empresas-chinesas-querem-construir-usina-solar-em-area-de-exclusao-de-chernobyl-20509551.html#ixzz4QkHVB69v

22 nov 2016


Por Amy Maitland