Tesla revela sua inovação mais recente: o telhado solar


 

Ao pensar em telhado solar a imagem que vem à cabeça é a de vários painéis solares grandes, montados em cima da casa. Porém, recentemente Elon Musk, fundador e CEO da Tesla, apresentou um telhado solar, diferente daqueles que estamos acostumados a ver. Primeiramente, o telhado não aparenta produzir energia. Não há painéis enormes. Há apenas as telhas desenvolvidas pela Tesla, que conseguiram fundir o material gerador de energia na estrutura da telha, desenvolvendo um produto que gera energia fotovoltaica, englobando aspectos estéticos, funcionais e a sustentabilidade.

O telhado solar vem em 4 estilos diferentes: liso, texturizado, ardósia e “tuscan”. A versão atual das telhas tem uma perda de 2% então elas têm 98% de eficiência. Porém, a empresa está trabalhando em desenvolver uma cobertura nas telhas para potencializar a captação. A cobertura teria a função de capturar a luz no interior, fazendo com que haja menor perda de energia antes da luz se difundir.

Além de ser sustentável e inovador, as telhas da Tesla também são econômicos. O plano é que o telhado desenvolvido pela Tesla custe menos que um telhado normal, porém Musk não quis providenciar preços específicos já que o valor dependerá de uma serie de fatores, como a instalação.

Telhados tradicionais não providenciam benefícios fiscais ao morador após a instalação. O telhado Tesla sim, pois ela gera eletricidade para atender as necessidades energéticas da casa, o que acaba inclusive valorizando mais o imóvel. O telhado funcionará em conjunto com a Powerwell 2, nova bateria desenvolvida pela Tesla, para que os proprietários tenham uma reserva de energia caso precisarem.

  A instalação do produto novo deve começar no meio do ano que vem e a empresa planeja começar com uma de suas quatro telhas, para depois irem se expandindo. 

08 nov 2016