Start Up pretende tirar 1.2 bilhões de pessoas da pobreza usando a energia solar


TRINE é uma plataforma que conecta investidores com empresários de energia solar na África do leste e eles acabam de lançar a sua campanha de natal que tem por intenção tirar indivíduos da pobreza por meio da energia fotovoltaica.

Um voucher da TRINE pode ser investido na energia solar na África, com um retorno esperado de 6% para o investidor. O investimento mínimo é de $26,5 e não há limite. Até agora, a empresa conseguiu arrecadar $354.000 para sete projetos na Quênia, Tanzânia e Zâmbia.

Sam Manaberi, co-fundador e CEO, diz que a ideia surgiu devido a sua própria experiência. Percebeu que havia poucas oportunidades para europeus realizarem investimentos de maneira sustentável.

O objetivo é criar oportunidades de negócios ao conectar indivíduos de renda baixa com empresários africanos denominados “solar partners”, os quais encaminham kits de energia solar para pessoas que vivem em locais rurais, isolados.

Segundo Manaberi, atualmente na África, há muitos empresários, uma demanda enorme e tecnologia para entregar esses projetos, mas há muitos poucos financiamentos comerciais. De acordo com a empresa, investidores podem esperar um retorno dos seus investimentos assim que o empresários comece a pagar, o que pode levar de 6 meses a 2 anos. Diferentemente das doações de caridade, TRINE impacta (como o próprio nome sugere) três frentes: pessoas, planeta e lucro.

TRINE quer que os investimentos ajudam economias locais a serem mais autossustentáveis ao mesmo tempo criando uma solução para os 1.2 bilhões de pessoas no mundo sem acesso a energia, 95% dos quais localizados em países em desenvolvimento na Asia e África Subsaariana. O design e preço dos kits solares oferecidos variam de acordo com os “solar partners” e o projeto e o usuário final geralmente paga uma mensalidade pelo uso. A intenção é substituir as lâmpadas de querosene que podem causar incêndios e riscos à saúde. 

Confira o artigo original aqui

15 dez 2016