SolPad: dispositivo que integra painel solar, bateria e inversor


Em setembro, a empresa SunCulture, lançou o SolPad e o SolPad Mobile: um dispositivo que integra um painel solar, bateria, inversor e um software de monitoramento.

Diferentemente da maioria das baterias, ela não é de Íon-lítio e sim de estado sólido. Segundo a empresa, esse tipo de bateria é mais seguro, menos inflamável, possui maior extensão de temperatura operacional e tem maior tempo de vida. Cada bateria do painel tem capacidade de armazenamento de 0.5 kWh, mas é possível fazer um upgrade para 1 kWh. Um sistema de 5.3 kW sistema de SolPad possui 12,5 kWh de armazenamento.

Os painéis solares se encaixam como Legos por meio de uma peça denominado “Connect”. O último painel pode ser conectado a qualquer tomada doméstica, não necessitando de fiação específica. O dono também tem o poder de escolher para onde será direcionada a energia, seja ela para a casa, rede, bateria, etc.

O inversor do SolPad é “inteligente” pois ela consegue prever apagões na rede e mudar suas configurações para providenciar energia direto para a casa. Isso permite que a casa se transforme por certo período, em um microgrid autossuficiente.

O software que coordena todo esse processo é o SolControl, o qual permita que o usuário controle o funcionamento do equipamento através de um aplicativo. É possível colocar um dispositivo denominado “SolControl plug” entre qualquer eletrodoméstico e uma tomada para que ela possa fazer  parte do seu sistema de energia residencial. Assim, podem-se controlar os dispositivos pelo aplicativo já que o plugue comunica os dados de uso dos painéis de forma wireless.

O SolControl app mostra quanto de energia cada painel esta produzindo e quanto esta sendo armazenado dentro da bateria, além de indicar quanta energia cada eletrodoméstico está consumindo. Usuários podem direcionar energia de certos painéis para dispositivos e quartos específicos. É possível controlar todos os eletrodomésticos remotamente, de qualquer lugar, por meio do aplicativo.

A empresa estima que o preço total da instalação dos sistemas de SolPad será 50% mais barato se comparada aos outros sistemas. Segundo eles, a redução de custos se dará pela integração ou eliminação de peças do sistema e pela eficiência na produção.

Mais um “feature” dessa tecnologia é o SolPad Mobile que, como o nome indica, é um SolPad portátil. Pequeno, simples e eficiente, o SolPad Mobile possui entradas de USB (para carregar celulares), um port para conectá-lo a uma tomada normal e outro port para conectá-lo a outro SolPad.

Ele também “fala” com você devido a um software inteligente e da presença de uma superfície sensível, o que permite você a simplesmente tocá-lo para ele dizer quanto de energia esta gerando, quanto tem de bateria e para dar orientações com o fim de maximizar a geração energética.

O SolPad seria uma solução para o problema de geração elétrica em países em desenvolvimento. Essa tecnologia seria uma fonte de energia para as comunidades mais necessitadas ou afastadas. Outras aplicações dessa tecnologia seriam para pesquisas em locais remotos, operações militares, atendimento médico em locais de desastre, entre muitos outros, demonstrando a versatilidade da invenção.

09 nov 2016