Plano mensal de R$24 leva energia solar às comunidades rurais africanas


O startup africano, Off Grid Electric, está levando energia para as áreas rurais de Tanzânia e Ruanda. Na África subsaariana mais de 600 milhões de pessoas, ou 68% da população, não possuem acesso à energia. Isso ocorre devido ao baixo desenvolvimento das redes de eletricidades, os quais requerem investimentos vultosos e que não conseguem acompanhar a demanda. Uma solução é fazer um sistema isolado, “off-grid”.

Solarcity, de Elon Musk, e Helios (maior empresa de private equity da África) está por trás do Off Grid Electric, o qual ganhou o 2016 Momentum for a Change Award em Marrakech durante a Conferência de Mudanças Climáticas da UN.

Até agora o startup fornece energia para 125,000 residências e tem cerca de 1000 empregados. Antes, essas famílias usavam querosene como fonte de luz. Porém, esse método possui riscos à saúde.

O sistema possui um painel solar, instalada no telhado, e baterias de íon-lítio os quais providenciam energia 24h. Os painéis solares vêm em tamanhos diferentes, sendo que a menor consegue energizar quatro lâmpadas e carregar um celular. Os clientes pagam 10% do kit e o resto é financiada por pagamentos mensais.

 Segundo Off Grid Electric, os preços são competitivos já que no sistema deles só se paga 24 reais por mês e após 3 anos, ela é sua. Em instalações tradicionais apenas conectar o sistema à rede pode custar cerca de R$1000,00.  Os pagamentos são feitos por transações mobile e um plano de 5 anos é incluído caso algo quebrar.

 

16 dez 2016