Painéis solares integrados às ruas serão implantadas em 4 continentes ano que vem


 Uma subsidiaria de Boutgues SA desenvolveu painéis solares que conseguem suportar o peso de 36 t, e estão implanto-as em ruas. Neste momento, estão sendo construídos 100 test sites com intenção de comercializar a tecnologia em 2018.

O custo de equipamentos solares tem decrescido exponencialmente e eles estão sendo cada vez mais integrados a objetos do dia a dia, tal como mostrou Tesla ultimamente com seu novo telhado solar.

Para resistir ao peso dos veículos, há várias camadas de plásticos para criar um revestimento transparente e durável. O painel solar debaixo é um modelo normal. A fiação elétrica do sistema é embutida na rua e a superfície é coberta por vidro esmagado, para criar uma superfície antiderrapante.  

Em Tourouve, Normandia na França, foi construído um test site de 1 kilometro com 2800 metros quadrados de painéis solares, o que deve produzir 280kW. Essa instalação produziria energia o suficiente para alimentar toda a iluminação pública de uma cidade de 5000 pessoas por um ano.

Por enquanto, os custos dos materiais permitem apenas a realização de demonstrações. Um metro quadrado da estrada solar custa 2,500 euros. Tudo isso incluindo monitoramento, custo de instalação e coleta de dados.  

A energia gerada pela estrada solar será alimentada diretamente da rede. Há outros teste para usar essa energia em veículos elétricos e também para energizar uma usina de Produção de hidrogênio.

Os próximos dois pontos de teste serão no Canadá e depois nos Estados Unidos. Também há planos para construir em África, Japão e pela Europa. 

28 nov 2016