O que verificar na hora de comprar um painel solar


A hora de escolher o painel solar é fundamental para garantir a eficiência do sistema a ser instalado. Por isso, damos algumas dicas no que prestar atenção na hora de realizar a compra. 

Uma coisa a ficar atenta na hora de comprar o painel solar é sua eficiência (em %), ou seja, a porcentagem da luz solar que atinge o painel e que é transformado em energia elétrica. Esse valor é responsável por mostrar quantos watt/hora por m2 seu painel solar produz.

Quanto maior o valor, melhor, pois significa que o painel converte mais raios solares em energia elétrica e, portanto, menor a área de telhado que você precisa para gerar a mesma quantidade de energia. Para painéis policristalinos, uma eficiência boa seria acima de 15% - o valor ideal é entre 14-15% e abaixo de 14% significa baixa qualidade.

O fabricante do painel é outro fator importante. É preciso ver se o fabricante tem seus produtos certificados e com garantia. Faça uma pesquisa de marcas antes de realizar a compra.

Verificar o coeficiente de temperatura do painel é muito importante, principalmente no Brasil. Esse valor descreve como o painel lida com temperaturas elevadas (maiores que 25°C) e é expressa em % por grau C. Quanto menor esse número, melhor seu funcionamento. Um valor ideal seria entre 0,4 e 0,5%. Muito bom seria entre 0,45 e 0,3 e 0,6% é sinal de um painel de baixa qualidade.

Verifique também a tolerância do painel solar. A tolerância é a variação da potência indicada na folha técnica e a energia real gerada. Por exemplo, um painel de 200W com tolerância de 5/-5% poderá produzir entre 190W a 210W. 

Atualmente, é mais comum ter uma tolerância de energia negativa de 0%. Isso significa que o painel sempre terá a potência máxima nominal (Pmax – STC) superior ou igual à especificada na folha de dados.

O tipo de painel solar que você vai escolher também é fundamental já que cada um tem as suas propriedades particulares. É preciso verificar qual atenderá suas necessidades da melhor maneira.

Painéis mono e poli cristalinos obrigatoriamente necessitam de diodos de Bypass, equipamento que é colocado em série na parte de trás do painel. Os diodos garantem que seu painel funciona mesmo se houver sombra.

Verifique o Backsheet (camada inferior do modulo) e a moldura/estrutura. Todo painel solar possui uma folha de plástico colado na parte de trás para proteger as células voltaicas. Essa película, denominado backsheet, não pode ter bolhas nem estar descolando, pois isso afeta o funcionamento do painel e é sinal de qualidade baixa.

01 dez 2016