Google funcionará inteiramente com energia 100% renovável a partir de 2017


A estrutura enorme da Google, com seus datacenters e 60.000 funcionários, requer muita energia, o que não sai barato. Por isso, devido a motivos financeiros, além dos ambientais, Google pretende funcionar com 100% de energia renovável a partir do ano que vem.

De acordo com uma reportagem do “The Guardian”, hoje, cerca de 40% da energia utilizada pela empresa vem de fontes renováveis – principalmente eólica e solar. Ela também é um dos maiores compradores corporativos dessa energia. Na última década, Google tem se empenhado em adotar a energia limpa por meio de acordos com companhias produtores de energia renovável.

Urs Hölze, vice-presidente de infraestrutura técnica, colocou que para atingir o objetivo, estarão comprando diretamente energia solar e eólica anualmente para contabilizar cada unidade da empresa no mundo.

Segundo Hölze, os preços da energia solar e eólica são muito mais estáveis que fontes baseadas em carbono e o custo destas têm caído significativamente. Com isso, Google também pretende investir e fomentar a produção de energia mundial, especialmente em locais em que seus datacenters são instalados e onde a empresa possui operações significaivas. 
 
É importante destacar que esse objetivo de operar com 100% de energia renovável não significa que Google receberá diretamente toda essa energia. Ela pretende comprar toda essa energia anualemente de fontes renováveis o equivalente a toda sua eletricidade consumida. 

13 dez 2016