Folha artificial produz remédios usando energia solar


Um grande problema que profissionais de sáude enfrentam para o tratamento de doenças em locais isolados, é a acessibilidade aos medicamentos. Para solucionar o problema, cientistas holandeses desenvolveram uma “folha artificial” que produz remédios utilizando a luz solar, o qual desencadeia reações químicas.

O aparelho imita a habilidade das plantas em transformar a luz zolar em energia pelo processo de fotossíntese. A folha aproveita a radiação solar, aumentando suia eficiência, usando um novo material denominado Concentrador de Luminescência Solar (LSC, na sigla em inglês). O material possui canais muito finos pelos quais um líquido é bombeado, expondo as moléculas à luz. Ela é feita com silicone e pode operar até com luz difusa, como em ambientes fechados ou em dias nublados. Porém é preciso mais desenvolvimento para torna-lo comercialmente viável.

Os cientistas acreditam que no futuro, medicamentos contra malária possam ser reproduzidos no meio da floresta. Elas também são muito baratas de produzir, fazendo com que a invenção tenha muito potencial.

22 dez 2016