Fernando de Noronha recebe baterias para melhor aproveitamento da energia solar


No sábado (10), a Companhia de Energética de Pernambuco (Celpe) faz o desligamento da rede de energia de todos os bairros de Fernando de Noronha, das 7h às 12h. Neste período a empresa vai realizar manutenção da rede e também implantar baterias para melhor aproveitamento da energia solar.

“O sistema inteligente de armamento de energia elétrica de Noronha vai potencializar o sistema de geração fotovoltaica (solar), que já está em operação na ilha. Durante os horários de geração solar, as duas usinas existentes estarão abastecendo os imóveis. A energia não consumida carregará as baterias, após o pôr do sol o sistema será acionando para que a energia solar seja utilizada também à noite”, informou o gerente de manutenção da Celpe, Felipe Barros.

Os dois sistemas de energia solar da ilha geram cerca de 10% do consumo de Fernando de Noronha. Segundo o gerente da companhia, com as novas baterias, o funcionamento das usinas será mais eficiente e a produção deve chegar aos 18% da energia consumida, até o início de 2019.

O projeto de armazenamento de energia de Fernando de Noronha tem um custo de R$ 20 milhões. Até o final do ano, será concluído o trabalho de instalação do primeiro módulo. O segundo módulo do sistema estará em funcionamento até o começo do próximo ano, de acordo com a Celpe.

09 nov 2018


Por Ana Clara Marinho