Equipe australiana desenvolve vidro que coleta energia


Uma nova tecnologia desenvolvida na Austrália está deixando sua marca no mercado de energia solar, tornando-se o primeiro vidro solar comercialmente viável do mundo. Desenvolvido na Universidade Edith Cowan, o vidro contém nanopartículas especiais, com células solares ao redor de suas margens.

O diretor do instituto responsável, Kamal Alameh, descreveu a inovação como um divisor de águas para a indústria de energia solar. "Nós chamamos a novidade de vidro transparente de coleta de energia", disse o professor Alameh. "Este é um vidro pelo qual a luz visível pode passar e que, ao mesmo tempo, bloqueia os  componentes UV e infravermelho da luz solar. Estes componentes são encaminhados para a borda do vidro para conversão em eletricidade através das células solares colocadas ao seu redor.”

O vidro já foi usado para construir um  abrigo de ônibus auto-suficiente em Melbourne e a empresa está em negociações para testar o produto no principal aeroporto de Singapura.

Além disso, a equipe também está planejando uma estufa avançada eficiente em energia, a ser construída em Perth. "Esta é uma estufa que pode passar a luz visível necessária para o crescimento adequado ou fotossíntese, ao mesmo tempo em que bloqueia as radiações indesejadas. Depois ainda pode convertê-las em eletricidade, que pode ser usada para a filtragem de água, irrigação, aquecimento e resfriamento da estufa", disse o professor Alameh.

A tecnologia foi desenvolvida em colaboração com as tecnologias ClearVue. Embora não seja o primeiro ou único produto de vidro solar no mercado, o fundador e presidente da ClearVue, Victor Rosenberg, afirma que é o primeiro de seu tipo. "Ninguém realmente tem vidro transparente", disse ele. "Eles têm linhas ou pontos, ou parecem um tabuleiro de xadrez com quadrados de painéis solares no vidro. Temos hoje o único vidro de tamanho comercial transparente que consegue produzir energia."

Um metro quadrado do vidro pode produzir até 30 watts de potência. Com o vidro sendo um dos materiais de construção mais antigos e versáteis, Rosenberg disse que a nova tecnologia é avançada. "Ele deixa passar a luz do dia, fornece controle solar e térmico, além de energia" disse.

Rosenberg disse ainda que foi o desenvolvimento da bateria que permitiu o avanço da tecnologia solar. "O poder é coletado, armazenado nas baterias e, em seguida, você pode removê-las", disse ele. "Dessa maneira você consegue produzir, armazenar e decidir de que modo deve ser usado.”

O objetivo final é ser completamente off-grid (isolado da rede), mas Rosenberg afirma que ainda falta um esforço conjunto entre todos os setores envolvidos em energia. "Devemos combinar com outras tecnologias renováveis", disse ele. "Ninguém é forte o suficiente para fornecer toda a energia, temos que trabalhar com painéis solares nos telhados e outros materiais de construção eficientes em termos energéticos. Estamos causando uma revolução de energia, mas também precisamos de uma revolução de design. Todos precisam adaptar seus negócios para incorporar as tecnologias mais recentes.”

03 abr 2017


Por Mariana