Desinvestmento nos combustíveis fósseis ultrapassam US$5 trilhões


Nos últimos 15 meses, o desinvestimento global dos combustíveis fósseis dobrou com o comprometimento de empresas que controlam cerca de US$5 trilhões em ativos. Segundo uma análise divulgada por Arabella Advisors, 688 instituições e 58.399 pessoas em 76 pessoas já se comprometeram em abandonar seus investimentos nos combustíveis fósseis. 75% dos novos compromissos são representados por setores que historicamente impulsionaram o movimento: universidades, fundações e organizações religiosas.

Secretário-geral da ONU, Ban Kimoon, colocou que "Um ano após a adoção do histórico Acordo Climático de Paris, está claro que a transição para um futuro de energia limpa é inevitável, benéfico e em andamento, e que os investidores têm um papel fundamental a desempenhar". Ele elogiou o anúncio de que um número crescente de investidores tem direcionado seus interesses nas energias limpas, seguras e renováveis e falou que, “investir em energia limpa é a coisa certa a fazer – e a maneira esperta de construir a prosperidade para todos, protegendo o nosso planeta e garantindo que ninguém seja deixado para trás.”

May Boeve, diretora executiva da 350.org, organização cujos membros lideraram com a campanha de desinvestimento, disse que é inegável o sucesso do movimento mundial de desinvestimento dos combustíveis fósseis, principalmente no cenário ambiental atual e que a permeação do movimento não pode ser detido.

 

15 dez 2016