Conta de luz deve ficar até 14,5% mais cara em 2021


Estudos mostram que a conta de energia pode subir até 14,5% em 2021. A projeção foi feita TR Soluções, empresa de tecnologia aplicada ao setor elétrico, por meio do Serviço para Estimativa de Tarifas de Energia (SETE), que considera dados de todas as 53 distribuidoras do país, além de sete permissionárias.

 

Motivo do aumento

O reajuste representa os custos de empréstimos da ordem de R$ 15,3 bilhões feitos pelas distribuidoras em 2020 para conseguir pagar a energia contratada junto às geradoras, conforme informou o site Extra.

As companhias que fornecem energia elétrica às residências foram muito impactadas pela pandemia da Covid-19. Isso porque, o isolamento social gerou uma diminuição drástica do consumo de energia pelos setores de comércio, serviço e indústria.

A sobreoferta ocorre porque, para garantir que não falte energia elétrica para ninguém, as distribuidoras compram o produto com antecedência. Elas fazem esse cálculo com base no que população normalmente consome e também projetam o quanto isso pode aumentar no futuro.

Com a queda inesperada do consumo, as distribuidoras deixaram de entregar toda a energia contratada aos consumidores e, consequentemente, de serem pagas por isso. Mas, apesar disso, têm que pagar, para as companhias geradoras, os valores originalmente acordados. Isso para as distribuidoras não entrarem em crise financeira e falirem, prejudicando o fornecimento de energia no país todo. Essa perda de receita da ordem de R$ 15,3 bilhões.

 

Alternativas para baratear a conta de energia

Com o aumento e impacto direto no bolso do consumidor, muitos tem buscado alternativas para baratear o consumo. Dentre as alternativas, a que se destaca é a energia fotovoltaica.