Complexos de energia solar são inaugurados em duas cidades do interior de SP


O governador João Doria (PSDB) inaugurou na manhã desta quinta-feira (15), em Bauru (SP), dois grandes complexos de energia solar da empresa AES Tietê, concessionária de geração de energia que atua no estado.

Os complexos solares estão localizados nas cidades de Guaimbê (SP), no Centro-Oeste Paulista, e Ouroeste, na região Noroeste. A ativação das unidades será feita de forma remota pelo governador a partir do Centro de Operações da Geração de Energia, localizado em Bauru.

 

Complexo Solar é inaugurado em cidade do Centro-Oeste Paulista

Segundo a concessionária, os complexos solares de Guaimbê e Ouroeste somam 300 MW de potência em energia solar fotovoltaica.

Segundo a Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), o Brasil tem 2,4 GW de potência em energia solar fotovoltaica, o que representa cerca de 1,2% da matriz elétrica do país.

O estado de São Paulo atualmente ocupa a quinta posição em geração deste tipo de energia em um ranking que é liderado pela Bahia.

A geração de energia solar fotovoltaica representa cerca de 1,2% da matriz elétrica do Brasil — Foto: AES Tietê/Divulgação
A geração de energia solar fotovoltaica representa cerca de 1,2% da matriz elétrica do Brasil — Foto: AES Tietê/Divulgação

O Complexo Guaimbê é considerado o primeiro grande investimento em energia solar no estado e o maior complexo solar da concessionária: são 550 mil placas solares instaladas em uma área de 237 hectares.

compra da unidade de Guaimbê foi anunciada em setembro do ano passado, com investimento de R$ 607 milhões.

Durante a cerimônia desta quinta-feira, foi anunciado também o início da operação da primeira fase do Complexo Solar de Ouroeste, cidade onde está instalado um parque com capacidade de geração de 144 MW em uma área total de 280 hectares.