Cientistas desenvolvem tinta que pode absorver energia solar


Pesquisadores desenvolveram o que parece ser uma tinta fotovoltaica, que absorve o calor e converte em eletricidade. Isso pode abrir caminho para "pintura de células solares" capazes de capturar a energia do sol. A idéia pode utilizar o calor do telhado e paredes de edifícios, especialmente no verão, evitando que grandes quantidades de calor sejam desperdiçadas.

Jae Sung Filho, co-autor do estudo, afirma que a tinta pode ser usada principalmente em superfícies de grandes fontes de calor, como navios, carros e edifícios. Sung Son, do Instituto Coreano de Ciência e Tecnologia, juntamente com Sung Hoon Park e colegas do Instituto Coreano criaram uma tinta fotovoltaica que pode facilmente anexar a superfícies de qualquer forma.

A tinta contém telureto de bismuto, uma partícula termoelétrica comum usada em dispositivos. Os auxiliares de sinterização molecular farão com que as partículas termoeléctricas se combinem, aumentando assim a sua densidade juntamente com a eficiência de conversão de energia. 

No ensaio, a tinta sinterizada durante 10 minutos a 450 graus Celsius levou à formação de um filme uniforme de cerca de 50 micrômetros de espessura. Além disso, exibiu uma alta densidade de potência de saída, com valores competitivos e até melhores do que todos os materiais termoelétricos e materiais à base de tinta e pasta.

Diante disso, os pesquisadores esperam que a tinta possa ser usada como colhedores termoelétricos. De acordo com Phys.org pode até mesmo ser usado na pintura de impressão de eletrônicos em 3D.

13 abr 2017


Por Mariana