Brasil tem potencial grande de energia fotovoltaica segundo estudos da Unicamp


Estudos realizados pela Unicamp apontam grande potencial de produção de energia fotovoltaica no Brasil a partir das "usinas flutuantes": placas solares que flutuam em lagos ou reservatórios de hidrelétricas.

A matemática Karina Maretti Strangueto realizou uma pesquisa no Departamento de Energia da Faculdade de Engenharia Mecânica (FEB) e chegou à conclusão de que, se as usinas flutuantes cobrirem apenas 8% da área total dos reservatórios brasileiros, teríamos um aumento de 70% de geração de energia elétrica. Não haveria mais a necessidade de contruir novas hidrelétricas. Os números usados na pesquisa são referentes aos dados de consumo de energia elétrica em 2014, que era de 624GWh.

Karina afirma que o potencial do Brasil em produzir energia elétrica por meio da tecnologia fotovoltaica são enormes, mas que ainda há certos obstáculos a serem vencidas como os altos custos e os impactos ambientais. Mesmo assim, a pesquia constitui um forte argumento para o investimento em tecnologias alternativas.


link: cartacampinas.com.br/2016/08/pesquisa-da-unicamp-mostra-potencial-gigantesco-de-energia-fotovoltaica-no-brasil/


28 out 2016