Barco movido a energia renovável inicia volta ao mundo


O primeiro barco a funcionar totalmente com energia renovável iniciou sua volta ao mundo no último sábado, dia 15. Serão seis anos de viagem, com paradas em 101 portos diferentes, em 50 países.

Para cumprir o cronograma, o Energy Observer operará de forma 100% sustentável, já que a energia para seu funcionamento vem apenas do sol, do vento e da água do mar.

Criado em 1983 como um barco de corrida, o modelo foi recentemente transformado em uma embarcação verde por pesquisadores franceses. Estima-se que a ideia custou pelo menos R$ 16 milhões.

Com seus 30,5 metros de comprimento, o barco utiliza energia solar, eólica e ainda conta com uma bacteria especial, que faz a eletrólise da água do mar, dando ao barco o hidrogênio necessário para alimentar seus motores elétricos enquanto a luz não volta. Além de não poluir, a técnica tem a vantagem de ser muito eficiente. Isso porque a bateria do dispositivo pode armazenar até 20 vezes mais energia que as comuns.

“Não há solução milagrosa para o combate às mudanças climáticas: existem apenas soluções que precisamos descobrir juntos como executar”, afirmou a equipe que coordena o projeto.

24 jul 2017


Por Yahoo