Apple vai construir usina solar de 200 megawatts para consumo próprio


A Apple está levando a sério seu negócio de energia renovável e acreditando no potencial das fontes alternativas de geração energética para expandir seus negócios. O próximo passo da empresa em direção ao objetivo de manter 100% de suas operações sob dependência de energia renovável acaba de ser dado no estado americano de Nevada. 

A companhia revelou hoje que já fechou um acordo com a NV Energy, companhia elétrica local, para construir uma usina solar na região capaz de gerar 200 megawatts de energia elétrica totalmente sustentável. As obras devem começar nas próximas semanas e a usina ficará pronta em 2019. Toda a energia criada com o projeto será direcionada ao data center Reno, da Apple, mas parte do produto será disponibilizada aos moradores da área. 

Energia solar, aliás, vem se mostrando um recurso importantíssimo para a empresa, uma vez que alimenta grande parte de seus data centers para reduzir o impacto ambiental causado pelas usinas tradicionais de combustíveis fósseis. As usinas solares da Apple conseguem gerar energia de sobra para alimentar alguns de seus setores durante o dia. Para evitar desperdício, a empresa repassa o excedente a uma companhia elétrica em troca de acesso livre à rede elétrica durante a noite, em caso de falta de alimentação ou blecautes. 

"Investir em fontes de energia limpa é vital para que a Apple mantenha o compromisso de alcançar a meta de 100% de alimentação renovável em todas as suas operações", comenta Lisa Jackson, VP da empresa. "Nossa parceria co a NV Energy ajuda a garantir aos nossos clientes o funcionamento de suas conversas no iMessage e no FaceTime e a interação com a Siri", explica. 

No ano passado, a Apple criou sua própria companhia de energia, a Apple Energy LLC, para vender os excedentes a outras companhias de energia elétrica. 

30 jan 2017


Por Canaltech