Aneel prevê que em 2024, 1,2 milhões de casas terão energia solar


Segundo a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), cerca de 1,2 milhões de residências no Brasil terão energia solar até 2024. O número atual de casas que possuem essa matriz energética é de 4432.

A energia solar no Brasil possui potencial enorme e em vários locais há discussões de instalação de sistemas de erergia fotovoltaica. No entanto, o principal fator que desestimula essa ação é o custo de implantação. Como o gerente comercial da Satrix (empresa cearense de instalação de sistemas de energia solar) de Bahia e Sergipe explica, "O interesse em energia solar é grande, mas a adesão é pouca."

Uma ideia interessante que tem atraído bastante a atenção dos consumidores é da geração compartilhada por meio dos condomínios solares. Aqui, um investidor aluga ou compra lote e recebe a energia equivalente à produção da concessionária em troca. Esse esquema já ocorre em outros locais e tem obtido resultados postivos. Um exemplo é a Alemanha que possui bairros solares que produzem quatro vezes mais energia do que consomem

Confere a notícia completa aqui

28 out 2016