Tóquio vai construir “estradas solares”


Este intenção do governo de Tóquio visa promover esta cidade relativamente às questões ambientais aproveitando a realização das Olimpíadas e Paraolimpíadas de 2020 que vão decorrer no Japão, um país conhecido pela elevada concentração urbana, numa pequena parte do território, escasseando superfícies utilizáveis para este tipo de iniciativa de investimento público. Este conceito de estradas solares também se encontra em desenvolvimento experimental em autoestradas em França e ciclovias na Holanda.

A iniciativa japonesa tem início já no próximo ano, ainda que numa primeira fase seja sobretudo instalado em infraestruturas urbanas que são propriedade do governo de Tóquio, sendo que no mês passado foi já instalada uma estrada solar foi instalada em um estacionamento de uma loja da Seven-Eleven em Sagamihara, situada na autarquia de Kanagawa. Com o gerente desta loja, a Seven-Eleven disse: "O sistema de estradas solares pode gerar 16.145 quilowatts-hora de eletricidade por ano, e no nosso caso cobrindo cerca de nove por cento de toda a eletricidade que a loja consome".

O governo de Tóquio se concentrou nas novas tecnologias como fontes potenciais de energia renovável, tendo estabelecido uma meta de ter energia de base renovável em cerca de 30% do consumo de energia de Tóquio até 2030, na prática mais que uma duplicação da meta estabelecida em 2016 (12%).

Naturalmente a introdução de 'estradas solares' que reúnem uma série de vantagens, implica um custo muito elevado. Tratando-se ainda de uma tecnologia que ainda não é amplamente utilizada, os seus componentes não são produzidos em massa, o que poderia diminuir o custo da sua fabricação e implementação. Em França, os números conhecidos indicam que um quilómetro de estrada solar custa cerca de 5 milhões euros.

11 jun 2018


Por autonews.pt