Tesla lança bateria para armazenar energia solar


A empresa Tesla, conhecido por fabricar carros elétricos, tem expandido seus negócios para o ramo da energia solar, demonstrado claramente pela aquisição da empresa SolarCity.

Como decorrência dessa expansão, Tesla tem introduzido ao mercado o Powerwall 2.0, uma bateria com capacidade de armazenar e administrar a energia solar em residências e empresas. Os kits dessas baterias íon-lítio recarregáveis serão vendidos a partir de US$ 3 mil, na opção de 7kWh.

A bateria (que tem 15 cm de espessura, 1,2 m de altura e 91 cm de largura) é uma solução para um dos obstáculos da energia solar: o uso energia quando não há sol para geração elétrica. Poderão ser colocados até 9 baterias  juntos, o que permitirá maior capacidade de armazenamento. Elas também poderão ser conectados à internet, permitindo uma administração remota pela Tesla.

A Powerwall foi inspirada nas baterias usadas nos carro da empresa e fará parte do ramo Tesla Energia, que será responsável por inovações no setor energético.

Segundo o diretor executivo da Tesla, Elon Musk ,  “Nosso objetivo é fundamentalmente mudar a maneira como o mundo usa a energia em escala. O objetivo é concluir a transformação da infraestrutura de energia do mundo”.

Tesla já tem a parceria com SolarCity mas afirma que pretende fechar novos acordos com outras companhias. A intenção é fazer com que as baterias se tornam um negócio rentável a partir do ano que vem o que será potencializado pela inauguração de uma nova fábrica em Nevada, EUA.

Os equipamentos da Tesla foram desenvolvidos para uso em diferentes escalas. Em residências, os equipamentos possibilitam a redução do uso da energia convencional quando houver aumento da tarifa energética ou caso houver uma falha no sistema. Nas empresas, os equipamentos ajudam a diminuir a demanda de energia da rede elétrica, minorando também seus custos. 


Confira a notícia completa aqui

09 nov 2016