SolarWindow promete maior geração de energia solar


Esse ano, a empresa Solar Windows Technologies revelou o SolarWindow. A janela, desenvolvido em parceria com NREL, gera energia por meio de um revestimento orgânico líquido transparente, aplicado em camadas finas ao vidro, o qual produz células solares minúsculas. A eletricidade gerada no vidro é movida dentro desse revestimento por meio de “fios invisíveis” (que tem uma largura de 50 micrômetros) que transportam a energia para a borda do vidro onde é conectado ao sistema elétrico da construção.

O revestimento é feito de material orgânico, principalmente de carbono e hidrogênio, dois dos elementos mais abundantes da natureza. Na fabricação evita-se usar matérias primas, por serem difíceis de serem processadas ou que por terem maior dificuldade em se transformar em líquidos. Segundo a empresa, as janelas solares funcionam em luz natural, artificial e em locais sombreados.

Aplicar uma camada liquida em superfícies de vidro é uma técnica que acelera o processo de manufatura, minorando os custos de produção. Além disso, a empresa não requer métodos de produção caros, como se tem na produção convencional de painéis solares.

Em comparação com os painéis solares tradicionais, o SolarWindow possui inúmeras vantagens:

1: Desenvolvido para gerar eletricidade no vidro, aprimorando o desempenho de janelas residenciais. Painéis solares tradicionais não conseguem ser instalados em janelas.

2. Transparentes, com nível elevado de transmissão de luz, diferentemente dos módulos solares tradicionais.

3. Possibilidade de gerar energia em ambiente que tem luz artificial ou em áreas sombreadas, condição inviável nos painéis solares comuns.

O retorno financeiro é menos de um ano e seu desempenho é de 50% a mais das instalações tradicionais. Além disso, o SolarWindow é uma opção sustentável pois, em uma instalação, é possível proporcionar a redução equivalente de emissões de carbono que 283 hectares de floresta. Os sistemas fotovoltaicos de hoje equivalem apenas a 20-70 acres. 


Confira o site do produto aqui

09 nov 2016