SolarStratus quer voar avião movido a energia solar para beira do espaço


 Um grupo de pesquisadores na Suíça está trabalhado para preparar uma missão que levará o piloto Raphael Domjan para a estratosfera num avião movido a energia solar. Se a missão for bem sucedida, o avião solar voará mais altos que todos os outros aviões até agora, demonstrando que a energia renovável não somente se iguala aos combustíveis fósseis, mas supera-os.

Raphael Domjan, fundador e piloto do SolarStratos diz que, “nosso objetivo é voar mais alto que qualquer avião até então e mostrar o potencial da energia e tecnologia limpa”.

A expedição está planejada para ocorrer no final de 2018. O plano é subir até a estratosfera (uma distância de 25.000 metros) em duas horas e meia. Ao chegar à beira do espaço, ele  ficará 15 minutos antes de começar a descida até a Terra. Tudo isso sem usar combustível.

Fundada em 2014, SolarStratos já arrecadou $5 milhões graças à patrocinadores, dinheiro que será utilizado em construir um avião experimental. Será preciso mais $5 milhões para realmente efetivar a missão. A entrega do avião está prevista para o final de 2016.

O avião solar pesará 450 kg e sua superfície será coberta por 22m2 de painéis solares. O comprimento das asas medirá 24.8m e haverão apenas dois assentos. Será acoplado com dois motores 19kW, o que produz cerca de 50 cavalo-vapor. O peso é um aspecto fundamental para o sucesso da missão e por isso, o piloto Raphael tem que perder 10kg antes de embarcar.

Outro problema é o oxigênio a 25.000m de altitude. A essa altura, o oxigênio é 2%, temperaturas chegam a -70°C e a pressão atmosférica cai para 0.019atm. Nessas condições, Raphael terá que vestir um traje pressurizado. Essa roupa, desenvolvida pela especialista russa de roupas espaciais, Zvezda, custará carca de 1 milhão, mas será doada ao programa, sem cobrança.

Poucas partes do avião terão que ser desenvolvidas do início. Um exemplo é a empresa de bateria Kriesel Electric, que está desenvolvendo uma bateria de íon-lítio que funcionará nas condições estratosféricas.

O primeiro teste de voo está planejado para o final de 2016 e há outra agendada para a metade de 2017, na qual planejam ultrapassar o marco de 9.429m de altitude alcançada por pelo avião solar Solar Impulse de Piccard.

Domjan diz que o avião solar é o primeiro passo antes da fase comercial. A intenção dele é construir um avião solar maior com 3 assentos e uma cabine pressurizado para voos comerciais até 2021. 

01 dez 2016


Por Amy Maitland