Sistema de energia Solar inédito pode ser instalada em Pernambuco até 2017


O instituto alemão, a Companhia Hidro-Elétrica de São Francisco, em parceria com a Universidade Federal do Ceará (UFC) buscam construir um projeto-piloto em Pernambuco, para testar a energia heliotérmica, um sistema de energia solar inédito no Brasil.Embora o projeto seja inicialmente de pequena dimensão, a intenção é ver se esse sistema será viável em larga escala.

Ao contrário da geração de energia fotovoltaica, a heliotérmica consegue armazenar energia a noite. A estruturação dessa fonte também é diferente já que é formado por um conjuto de captadores espelhados, distribuídos em uma área plana, que se movimentam de acordo com a posião do sol e refletem os raios para uma torre. Nessa torre solar, o calor é armazenado e depois transformado em energia.

A intenção por trás da implantação desse projeto é substituir a energia advinda das hidrelétricas, esses que compõe 65% da matriz energética brasileira (de acordo com o Balanço Energético Nacional 2015 do Ministério de Minas e Energia.

O lugar escolhido para a implantação do sistema foi Petrolina, situado no semiárido nordestino, local que recebe altos níveis de insolação, fator imprescindível para a produção dessa energia.

Confira a notícia completa aqui

28 out 2016