Pesquisa aponta: 48% dos brasileiros instalariam sistema de geração de energia solar para economizar


O setor solar no Brasil está crescendo. Nos últimos anos, o número de sistemas fotovoltaicos instalados nas residências e empresas do país tem aumentado de forma impressionante. De acordo com a ANATEL, até outubro de 2016, o número de conexões de micro e minigeradores distribuídos era de 6.017. Desses, mais de 98% utilizam a fonte solar para produzir energia. Ainda, 79% do total das conexões são residenciais, segundo o levantamento do Instituto Datafolha, realizado a pedido do Greenpeace.

A pesquisa apontou, ainda, que 72% dos entrevistados comprariam o sistema se houvessem linhas de financiamento com taxas baixas de juros e 48% deles foram enfáticos em apontar a economia na conta de luz como o objetivo mais importante por trás da aquisição. Outras razões são: conquistar a independência energética (17%) e os benefícios ambientais advindos dessa fonte limpa de energia (16%).

Um aspecto importante da pesquisa é a preocupação do consumidor quanto à viabilidade econômica para aquisição dos sistemas: 54% dos entrevistados acham que somente os ricos podem comprar a tecnologia e 59% alegaram que a casa própria é um requisito para usufruir do benefício.

Outros dois pontos interessantes da pesquisa, revelam que 54% das pessoas estão dispostas a investir nos sistemas de geração de energia solar fotovoltaica por meio de consórcios, assim como pelo uso do FGTS (ainda não disponível para tal).