Novo Thermas de Piratininga inaugura usina de energia solar


Novo Thermas de Piratininga (13 quilômetros de Bauru) inaugura, nesta sexta-feira (5), às 9h, a usina de energia solar fotovoltaica que lhe garantiu a certificação de primeiro clube 100% sustentável do Brasil. A energia limpa que será gerada no local a partir do investimento representará uma redução de 114 toneladas anuais de CO² emitidos na atmosfera.

A aquisição pelo Novo Thermas de 648 placas fotovoltaicas capazes de converter a energia do sol em eletricidade ocorreu em fevereiro deste ano. Domingos Ferrazzini Filho, proprietário de uma empresa que representa instituições na área de energia solar, foi quem apresentou o projeto ao presidente do clube, Marcos Cafeo.

Após estudos, foi constatado que, com as placas solares, o Novo Thermas conseguirá gerar anualmente cerca de 400 megawatts de energia, quantidade suficiente para subsidiar seu gasto anual. Além disso, uma empresa de engenharia aproveitou a instalação das placas e elaborou projeto para a cobertura do estacionamento.

O presidente do clube ressalta que o uso da energia solar também permitirá outros investimentos, como potencializar o aquecimento de muitas piscinas, além da termal, que já tem naturalmente a temperatura mais elevada, e transformar o Novo Thermas em um modelo de visitação para professores, estudantes e pesquisadores das áreas de tecnologia e meio ambiente.

NÚMEROS

De acordo com o clube, a energia gerada a cada 1m2 de painel solar fotovoltaico equivale à queima de 215 kg de lenha e ao consumo de 66 litros de diesel ou 55kg de gás e evita 56m2 de área inundada para fins de construção de reservatório de usina hidrelétrica. No Novo Thermas, são 1.315m2 de placas solares.

Com o investimento, o clube tornou-se o primeiro do Brasil 100% sustentável conforme certificação da Associação Nacional dos Órgãos Gestores Municipais de Meio Ambiente (ANAMMA) e do Instituto Brasileiro de Sustentabilidade (IBS).

A instalação das placas fotovoltaicas faz parte de um pacote de ações que o Novo Thermas vem desenvolvendo em conjunto com a ONG Mão na Massa nos setores da causa animal, meio ambiente, social e de sustentabilidade.

05 out 2018


Por Redação JCNET