Itochu lança bateria de íon de lítio no Japão


O novo sistema de armazenamento Smart Star L possui uma capacidade nominal de 9,8 kWh, que, segundo a Itochu, é capaz de fornecer eletricidade para uma casa por 24 horas. A unidade, que pesa cerca de 195 kg, foi projetada para instalação ao ar livre e está disponível para compra no Japão por 2,85 milhões de ienes (aproximadamente 25,575 dólares), excluindo impostos e custos de instalação. O projeto do sistema foi feito em cooperação com o fabricante Yokohama NF Corp.

A solução Smart Star L também é capaz de servir como fonte de energia reserva temporária para uma casa - o que tem sido um ponto de venda importante para sistemas semelhantes desde as quedas de energia causadas pelo desastre nuclear de Fukushima em março de 2011. O sistema pode, portanto, continuar fornecendo eletricidade suficiente para execução de aparelhos de 200 volts, como unidades de ar-condicionado, mesmo se houver uma falha na energia.

"O uso de energia solar para geração de energia a ser consumida será ainda mais dominante em todo o mundo no futuro", disse Itochu em um comunicado on-line. "Os sistemas de armazenamento de energia serão cada vez mais importantes no Japão para o autoconsumo da energia gerada.”

A Itochu vende soluções de armazenamento de energia há vários anos. No início de 2015, assinou um acordo para distribuir as soluções de armazenamento Green Charge Networks da Califórnia em todo o mundo.

A empresa, com sede em Tóquio, também desenvolve seus próprios projetos de energia elétrica em escala industrial no Japão. Mais recentemente, completou um conjunto solar de 37 MW na prefeitura de Okayama, no oeste do país. Atualmente, está desenvolvendo 130 MW de capacidade solar em todo o Japão e pretende expandir sua pipeline para 200 MW.

23 mai 2017