Energia solar tem crescimento mundial recorde de 50% em 2016


A quantidade de energia solar instalada em todo o mundo cresceu cerca de 50% no ano passado, especialmente em razão de uma verdadeira “corrida ao Sol” nos Estados Unidos e na China.

A nova capacidade de energia solar fotovoltaica instalada em 2016 atingiu mais de 76 gigawatts, um aumento drástico dos 50 GW do ano anterior. A China e os EUA lideraram o salto, com ambos os países quase dobrando a quantidade adicionada em 2015, de acordo com dados compilados pelo SolarPower Europe, órgão de comércio de energia solar da Europa.

Globalmente, há agora 305 GW de capacidade de energia solar. Em 2010, eram cerca de 50 GW, e, na virada do milênio, praticamente nada.

A indústria chamou o crescimento de "muito significativo" e disse que o desenvolvimento da tecnologia é essencial para o mundo cumprir seus compromissos de mudança climática.

James Watson, diretor executivo da SolarPower Europe, disse: "Para alcançar os objetivos do Acordo do Clima de Paris, é importante que a energia solar continue crescendo rapidamente. A indústria global está pronta - e pode até acelerar".

No Reino Unido, a quantidade de energia solar instalada em 2016 caiu cerca de metade do nível recorde do ano anterior. A queda ocorreu depois que o governo cortou drasticamente os incentivos para residências e acabasse com os subsídios para grandes fazendas solares.

Mas apesar da desaceleração, o Reino Unido ainda lidera a Europa para o crescimento solar com 29% de adição de capacidade, seguido pela Alemanha com 21% e a França com 8,3%. A Alemanha, que passou a subsidiar e construir uma indústria solar há vários anos, ainda mantém a coroa para a capacidade solar total, com a Itália em segundo lugar.

Em toda a Europa, a quantidade total de energia solar passou o marco simbólico de 100 GW no início de 2016 e agora está em 104 GW. No entanto, a desaceleração do crescimento levou a indústria solar a pedir à União Européia que estabelecesse metas mais ambiciosas de energia renovável.

Quase a metade da energia solar instalada no ano passado veio da China, com a Ásia sendo responsável por dois terços da nova capacidade em 2016.

A energia fotovoltaica ainda tem um papel muito pequeno na composição das fontes de eletricidade da maioria de países, segundo a pesquisa. Mesmo em lugares onde a tecnologia foi abraçada com mais entusiasmo, como na Europa, a energia solar em média fornece 4% da demanda de eletricidade.