Energia solar é usado em estufa alimentada por energia renovável


Um estufa localizado no meio do deserto na Austráila funciona com 100% de energia renováveis, capaz de produzir cerca de 17 mil toneladas de tomates por ano, o que corresponderia a 15% do tomate consumido em nível nacional.

O projeto foi desenvolvido pela empresa dinamarquesa especialista em energias renováveis, Aalborg CSP. Jakob Juul, diretor do projeto coloca que tradicionalmente, a energia solar é utilizada para a geração de energia elétrica ou calor mas no sistema deles, ela foi utilizada com outro fim: nas estufas, demonstrando assim uma solução diferenciada dessa tecnologia.

Na prática, 23 mil computadores irão captar os raios solares, fazendo-as refletir numa torre para concentrar a energia em tempeturas elevadas. Dessa forma, essa energia será usada para aquecer as estufas durante o invero, dessalinizar água e produzir eletricidade.

É uma solução interessante para áreas com pouco acesso á eletricidade e água. Porém são necassários mais estudos para avaliar os impactos ambientais e pesquisas para diminuir o seu custo alto de implantação.

Confira a notícia completa aqui


28 out 2016