Barco de R$ 16 milhões, movido a energia renovável, inicia volta ao mundo


O primeiro barco a funcionar totalmente a partir de energia renovável iniciou sua volta ao mundo no último sábado, 15. Durante os seis anos de viagem, o Energy Observer pretende visitar 101 portos diferentes, em 50 países. Para cumprir o cronograma, o modelo operará de forma 100% sustentável, já que a energia para seu funcionamento vem apenas do Sol, do vento e da água do mar.

Criado em 1983 originalmente como um barco de corrida, o Energy Observer foi recentemente transformado em uma embarcação “verde” por pesquisadores franceses. O grupo é liderado por Victorien Erussard e Jérôme Delafosse, e foi desenvolvido por 50 pessoas – entre engenheiros, designers e arquitetos. Estima-se que a ideia tenha custado pelo menos 5 milhões de euros (algo como R$ 16 milhões).

O barco aportou em Paris no início do mês e ficou alguns dias disponível para visitação, até deixar a capital francesa neste fim de semana rumo ao Oceano Atlântico. Dentre os roteiros a serem visitados, estão cidades ligadas à criação de soluções com energia limpa, ou famosas por seus esforços ambientais – além de eventos internacionais como mostra de barcos e feiras de negócios.

18 jul 2017


Por Super Interessante