Aneel aprova reajuste de 21,57% na tarifa de energia de residências no Amazonas


A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira (29), em reunião pública, o reajuste na tarifa de energia para o Amazonas. De acordo com a Eletrobras Distribuição Amazonas, o reajuste entra em vigor a partir da publicação no Diário Oficial da União (DOU), prevista para esta quarta-feira (30). Os novos valores devem começar a ser cobrados em dezembro.

Para os consumidores residenciais o reajuste será de 21,57%. Para os consumidores de Média e Alta Tensão o reajuste chega a 17,78%. O reajuste anual médio na tarifa de energia elétrica aplicada no estado do Amazonas será de 20,01%.

De acordo com a Eletrobras, os novos valores vão ser cobrados a partir de dezembro, proporcional e gradativamente, conforme o ciclo de faturamento e vencimento de cada cliente.

A Eletrobras informou que a nova tarifa reflete os custos de transmissão, de compra de energia e encargos setoriais, bem como os novos níveis regulatórios de perdas da concessionária, devido a furtos provenientes de ligações clandestinas.

O reajuste prevê recuperação na tarifa das perdas globais de 2015. De acordo com a Eletrobras, as perdas globais no Amazonas atingiram 40,43% da energia injetada no ano passado, o que representa aproximadamente 4.28 GWh ao ano. Apenas em 2015, a Eletrobras informou que realizou cerca de 120 mil inspeções, com 62 mil irregularidades encontradas - 52% do total.

29 nov 2016


Por G1 AM