A Hora do Sol


É inegável que o Mercado Fotovoltaico Brasileiro está se tornando cada vez mais dinâmico e atrativo para novos investimentos. Os números referentes ao crescimento atual do setor de energia solar são uma forte evidência do valor do sol como fonte de energia limpa e eficiente.

Segundo dados da Absolar, estima-se que a expansão desse setor contribuirá para um vasto aumento da participação da energia solar na matriz energética brasileira, passando de 0,02% em 2015 para mais de 10% em 2030. Grande parte desse crescimento se deve às usinas solares, empreendimentos que já se mostraram extremamente vantajosos devido a seus baixos custos de manutenção, sua alta produtividade e sua longa vida útil.

O mercado fotovoltaico de Geração Distribuída (GD) teve um importante crescimento no segundo semestre de 2017, proporcionando um excelente resultado comparado a 2016, com um crescimento de 258,84%. Neste segmento, o volume de negócios ultrapassou 297 MWp. Além disso, no mercado de Geração Centralizada (GC), estima-se que 880 MWac entrem em operação ainda este ano.

Assim, vários são os benefícios trazidos pelo investimento em energia solar, tanto para o bolso de quem resolve apostar em um projeto deste tipo, quanto para o meio ambiente. Apesar de ainda estar longe de utilizar toda sua capacidade de geração de energia através da fonte solar, o Brasil recebe tem grande potencial para investimento nesta fonte.

Investimento em energia solar: Quais os benefícios?

Além de ser um mercado em ascensão, a geração de energia solar fotovoltaica revela uma série de benefícios. Vamos a eles?

  • Sustentabilidade

O fato de não agredir o meio ambiente é uma das grandes vantagens da instalação de projetos para produção de energia solar. Pelo simples fato de diminuir a quantidade de dióxido de carbono e outros gases poluentes que são lançados na atmosfera.

Trata-se de uma alternativa de produção de energia limpa, renovável e disponível em toda a terra. Além de diminuir a necessidade de construção de novas redes hidrelétricas e elétricas, as quais causam danos ao ecossistema.

  • Valorização do imóvel

A instalação de painéis solares torna o imóvel mais valorizado e atraente no mercado. A prefeitura de Belo Horizonte, por exemplo, está estudando um diferencial no valor do IPTU para imóveis que produzam sua própria energia.

  • Economia no bolso

No longo prazo, o investimento em produção de energia fotovoltaica traz um retorno financeiro garantido. Primeiro porque a conta de luz pode ter uma redução de até 95% e, também, porque o custo dos painéis solares está baixando, tornando a solução ainda mais viável economicamente.

  • Investimento seguro

Em tempos de crise financeira, apostar em um investimento que gere economia de energia e que se constitua em um investimento de renda fixa seguro, pode se tornar uma aplicação interessante para os investidores.

Existe ainda a questão da isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS), que é mais um ponto favorável para o investimento. No Brasil 24 estados liberaram a cobrança deste tributo para quem quer investir em projetos de geração de energia renovável.

Como investir em projetos fotovoltaicos

Existem linhas de crédito muito favoráveis para quem quer investir em geração de energia solar no Brasil. As iniciativas governamentais estão impulsionando cada vez mais este tipo de geração de energia no país.

Só o segmento de Geração Distribuída atingiu faturamento de R$ 1,47 Bilhões em 2017. E, de acordo com a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), até o ano de 2030, cerca de R$ 100 bilhões devem ser movimentados no Brasil no mercado de energia solar fotovoltaica.

Diante de todos os aspectos positivos e crescimento do setor de energia solar no Brasil, a hora de investir é agora! Mas para que seu projeto de geração de energia fotovoltaica tenha sucesso, é necessária a parceria com uma consultoria especializada em financiamentos para este tipo de empreitada. O objetivo é que ela preste todo o suporte necessário para que você consiga o melhor aporte financeiro do mercado.

Ficou interessado em captar linhas de financiamentos para seu projeto de energia? Então, consulte a Atla agora mesmo!

10 mar 2018


Por Atla Consultoria